Pré-selecionados na primeira chamada precisam comprovar as informações das inscrições presencialmente ou por meio eletrônico
Os estudantes pré-selecionados na primeira chamada do processo seletivo do 2º semestre de 2025 do ProUni (Programa Universidade para Todos) precisam entregar a documentação de comprovação das informações na instituição de ensino superior até esta sexta-feira (18), presencialmente ou por meio eletrônico.
O resultado da primeira chamada está disponível na página do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A segunda chamada desta edição ocorrerá em 28 de julho.
Conforme o MEC (Ministério da Educação), a instituição deverá disponibilizar, em suas páginas na internet, um campo específico para o encaminhamento da documentação. Caso o acesso não possa ser disponibilizado, deverá colocar à disposição colaboradores para que recebam a documentação fisicamente nos locais de oferta de curso e nos horários regulares de funcionamento. A instituição deverá, ainda, emitir a comprovação da entrega dos documentos, de acordo com o meio utilizado para o seu recebimento, seja físico ou virtual.
De acordo com o Edital nº 14/2025, o registro da aprovação ou da reprovação dos candidatos no SisProUni (Sistema Informatizado do Prouni) e a emissão dos termos de concessão de bolsa ou termos de reprovação pelas instituições de ensino superior da primeira chamada deverão ser realizados até o dia 23 de julho.
No caso de alteração de endereço de local de oferta do curso, após assinatura do termo de adesão/termo aditivo, as instituições precisam comunicar o novo local de atendimento aos candidatos pré-selecionados, no prazo máximo de 24 horas após a divulgação dos resultados.
O edital estabelece que instituições que optarem por efetuar um processo próprio de seleção deverão comunicar formalmente aos candidatos pré-selecionados também no prazo máximo de 24 horas da divulgação dos resultados.
Vagas e cursos
Nesta edição, o MEC ofertou mais de 211 mil bolsas. Desse total, mais de 118 mil são integrais (sem custo) e mais de 93 mil são parciais (metade da mensalidade). As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.
Com 13.774 bolsas em todo o país, Administração foi o curso com a maior oferta de vagas, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de Direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); Pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e Educação Física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais). Para Medicina, foram ofertadas 1.159 bolsas, sendo 988 integrais (sem custo de mensalidade) e 171 parciais.
Fonte: CNN